quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Saudades, fome e carne...

Ontem acordei com vontade de casa.

Acordei com a certeza de que já "vivi" o bastante aqui e que precisava voltar para a minha família! Precisava estar com eles. abraça-los, contar todas as loucuras que passei por aqui e voltar para a minha vida!

Passei o dia olhando para a tela do computador esperando um aviso do skype dizendo que meus pais estavam online.

Maldito fuso horário...

As seis horas da tarde daqui finalmente consegui falar com eles.

Mas vê-los pela tela do computador não era o bastante. Queria estar lá! Queria poder sentar no meu sofá abraçada com meu pai assistindo mais um programa do Discovery e ouvir seus comentários impressionados e fingir também estar impressionada já que estaria quase dormindo ou pensando em alguma outra coisa. 

Queria poder jogar video-game com meu irmão... especialmente Guitar Hero!!! 

Queria assistir desenho abraçadinha com a minha irmã! 

Queria passar o dia atrás da minha mãe contando histórias que ela não quer ouvir mas sempre ouve porque me ama! 

Queria estar me arrumando pra sair com a Dri e resolver passar a noite na casa da minha tia enchendo a cara de vinho porque é e sempre será nosso programa favorito!

Mas mais do que tudo... queria chegar em casa e sentir o cheiro da comida da minha mãe... ou melhor, cheiro da comida da minha mãe eeee da minha avó! Sabe aquele feijão fresquinho e CARNE, muita CARNE!

Ontem eu odiava a India e os indianos... principalmente os indianos!

Mais tarde alguns amigos me convidaram para jantar na casa deles. Com certeza seria melhor do que passar o resto da minha noite pensando em casa e, além do mais, não tinha comida aqui e o jantar seria a minha primeira refeição do dia.

Meu amigo passou para irmos ao supermercado comprar os ingredientes e cozinharmos todos juntos!

Se meu dia estava ruim a noite conseguiu piorar...

Fiz a besteira de achar um "açougue" dentro do supermercado... Meu coração disparou com a possibilidade achar ao menos carne moída... 

Corri em direção ao paraíso!

Ainda não entendo como tenho esperança nesse lugar! Maldito "açougue"! FRANGO, FRANGO e FRANGO!

Amigos indianos... FRANGO NÃO É CARNE!

Estava mais frustada do que nunca e comecei a me perguntar porquê a vaca é sagrada... Nunca me questionei sobre isso! Simplesmente aceitei esse fato absurdo! Mas ontem enfurecida fiz a besteira maior de perguntar para os indianos o porquê daquela adoração. 

A resposta: Porque a vaca é um animal muito bondoso que produz nosso leite e o nosso paneer (queijo)!

Pergunta: Seria ela menos sagrada se também fornecesse a carne? 

Cheguei na casa dos meus amigos e ainda não contente com a resposta do indiano resolvi pesquisar mais sobre o assunto... Mais uma besteira.

Segundo a Revista Ciencis (http://ciencis.blogspot.com/2009/01/saiba-por-que-vaca-sagrada-na-ndia.html):


"Na Índia, a vaca é considerada um animal sagrado, responsável pela renovação. Ela seria o animal que transportava o deus Shiva e controlava seus impulsos.
Essa crença vem do hinduísmo, considerada a religião mais antiga existente, antecedento até os registros históricos.
Shiva é o deus mais conhecidos entre nós Ocidentais, e ele, para os indianos, é responsável pela renovação e pela transformação."



Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaca_sagrada):


"No hinduísmo, a vaca é considerada sagrada e a sua proteção é um tema recorrente na qual é considerada um símbolo de abundância, da santidade de toda vida e da terra que dá muito embora não pedindo nada em troca. A maioria dos hindus respeitam a vaca como uma figura matriarcal por suas natureza gentil e por fornecer leite e seus produtos para uma grande parte da dieta vegetariana. Possui um lugar de honra na sociedade, e é parte da tradição hindu de evitar o consumo de carne bovina."


Ou seja, a vaca é sagrada porque ela fornece toda a base da alimentação indiana e porque carregava o deus Shiva.

Continuei revoltada e querendo voltar pra casa e comer o maior número de vacas que conseguisse! Não parava de pensar na falta de lógica dessa adoração! Pra mim ela seria ainda mais sagrada se além do leite me fornecesse a carne também.

Meus amigos me fizeram parar de pensar um pouco nisso para finalmente jantar!

Após o jantar, o meu ódio de repente diminuiu...  Sem explicação maior, a saudades de casa não era mais sufocante e nem lembrava mesmo porque eu estava tão preocupada com a santidade da vaca já que não seria eu que mudaria essa condição.

Aprendi uma lição importante: comer ajuda a matar a saudade e o preconceito! 

Brincadeiras a parte... eu realmente me acalmei após a janta e coincidentemente achei um blog interessante (http://alexandremontagna.com/blog/arquivo/por-que-a-vaca-e-sagrada-na-india/) falando sobre o porquê que a vaca é sagrada:


"(...)o assunto da vaca ser sagrada na Índia. Há uma visão muito equivocada sobre isso aqui no Ocidente. Geralmente, quem pergunta o faz de forma grosseira e demonstrando pouca compreensão.

Texto extraído de uma das várias webclasses disponíveis gratuitamente no site da Uni-Yôga
E o ocidental, com aquele jeito compulsivo, pergunta com petulância:
- Por que a vaca é sagrada?
E o indiano com muita tranquilidade disse para ele:
- Olha, a vaca me dá leite, me dá iogurte, me dá queijo, me dá manteiga, puxa o meu arado e me ajuda a produzir alimentos. Trabalha a vida inteira para mim. Me dá o esterco que eu utilizo para fertilizar a terra, e fazer o compustível para fazer a comida. E no final da vida, doando-se e me dando coisas, ela morre. E aí ela me dá seu couro, o seu chifre e os seus ossos que utilizo para artesanato, roupas. É sagrada ou não é? Se não fosse a vaca, o meu povo – disse ele – a essa altura estaria passando fome, porque é a vaca que fertiliza os campos e é a vaca que puxa os arados.
E de novo perguntou:
- é sagrada ou não é?


Provavelmente você tenha lido rapidamente. Volte e leia tudo de novo: isso é uma verdadeira lição de moral. É a nobre  atitude do Ser Humano de ser grato a quem o sustenta e a quem o faz bem. A vaca é o animal que mais auxiliou na sustentação do povo indiano, e eles são gratos por isso."


Não há nada novo nessa explicação, mas fez muito mais sentido pra mim! Talvez porque eu tenha me reconhecido como a ocidental que pergunta "de forma grosseira e demonstrando pouca compreensão".


Ainda sou carnívora e prefiro a vaca morta no meu prato do que andando pelas ruas indianas. Mas de alguma forma começou a fazer sentido pra mim!


Meu próximo passo: entender por que os ratos também são sagrados!
  



8 comentários:

  1. Mari, racho de rir com os seus posts!
    Vc consegue fazer piadinha até dos momentos mais infames...hahaha

    Bjos e mtas aventuras por aí!

    ResponderExcluir
  2. Mariiii, adorei o post, também morri de rir! rs

    Aguardo a resposta quanto aos ratos, ok?? hahaha
    Saudades....

    Beijão! =)

    ResponderExcluir
  3. Mari querida, hj vc me fez chorar. Lembrei de qdo a Paula estava na Austrália, pq ficava na aflição de chegar a hora de ligar o skype para ve-la e saber, através de uma simples tela, se estava bem ou escondia o sofrimento da saudades. Hj, após a sua volta, posso avaliar o que vc está sentindo, pois pude ver através da sua descrição, exatamente o que ela relata quase tdos os dias ....SAUDADES da FAMÍLIA... sendo esse o motivo maior da não permanencia dela na Oceania. Com tdo isso, penso no seus pais mas posso afirmar, com quase certeza, que o orgulho que sentem de vc, supera a saudades.Continuo torcendo por vc! Que DEUS ou SHIVA continue lhe abençoando!
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  4. Vc é uma retardada mesmo, coitada das vacas....ja que vc esta aii EVOLUA e deixa as vaquinhas em paz!!hahaha!!!

    ahhhh morro de saudades de vc, das suas besteiras, de rir das ideias idiotas, de TUDO!

    PS: nesse exato momento estou abraçada com o Luluba na sua cama, só pra vc ficar com inveja!
    TE AMO!

    ResponderExcluir
  5. Mari! To adorando de mais teu blog, meu! :D
    Que saudades de você!!!

    Ë isso aí, as saudades de casa vão mudando durante o mês... Tem dias que ela é insuportável e dias que passa tudo bem.... Melhor é não ficar pensando só nisso e ir brincar com os ratinhos sagrados!
    Estou louca para ouvir essa história!!

    Beijo, mulher!!!

    ResponderExcluir
  6. Mari, veja de outra forma, vc com certeza deve estar mais magra, seu organismo mais purificado, logo sua pele mais brilhante...são muitas as vantagens de não comer carme!!!!rsrsrs
    Bjs

    Dulce

    ResponderExcluir
  7. MAri, que saudades de você!

    Estou entrando sempre no seu blog...adoro saber como as coisas estao por ai!

    beijos com saudade!
    Roberta

    ResponderExcluir
  8. Sério que os ratos também são sagrados? affe que nojo...

    P/ mim, nada mais sagrado que a CEVADIS... por isso comemoro tomando suco de cevadis quase td dia... e de fds com churrasco! hahahaha

    ResponderExcluir