segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Jaipur Parte II – O fim de uma história de amor



De fato eu gostei tanto da cidade que resolvi voltar para mais um final de semana! Mas dessa vez foi uma turma bem grande! Quatro brasileiros, dois franceses, um ingles e um holândes.

Eu fiquei responsável por arrumar os taxis para nos levar até a cidade rosa! É triste como as pessoas tentam se aproveitar da minha história de amor com um taxista para arrumar um bom desconto. Já estava esperando eles me pedirem o endereço da loja de Saris para mais um bom negócio…
Conversei com o Raejesh, contei aquela história da brasileira vivendo na India com um salário muito baixo, passando fome, mais umas risadinhas e tudo combinado! Dois carros para oito pessoas, saindo de Gurgaon, passeando por todos os pontos turísticos e voltando para Gurgaon domingo final de tarde!
Confirmei mais uma vez o preço antes de saírmos para não encontrarmos surpresas no meio do caminho!
Tudo lindo! Saímos Sábado de madrugada e chegamos bem cedo para aproveitar a bela cidade rosa!


Por coincidência encontramos mais dois grupos de trainees (mais um brasileiro, outro francês e uma francesa, um alemão e uma alemã e um japonês) e ao todo nos tornamos 14 pessoas!


Não... não foi divertido! Para andarmos 10 passos era necessário sentar e discutir cerca de 40 minutos para tentar decidir a direção dos 10 passos! E claro que mesmo após o debate democrático sempre há os de extrema esquerda que estão lá só para ir de contra a qualquer proposta!
Final do dia, vimos quase nada, gastamos mais dinheiro, estávamos famintos e cansados! A única coisa que concordamos era irmos para o Hotel!
Mas calma... estamos na Índia! As decisões não dependem só de você (ou mesmo de outras 13 pessoas)! Existem muitas variáveis! A nossa aquele dia era o taxista, meu amado Raejesh!
A encrenca começou quando o Raejesh resolveu me pedir dinheiro para o hotel dele e do outro motorista... (??????????????????)

“Calma aí Raejesh, você me passou um preço fechado! Disse que estava tuuuudo incluso”
“Sim, tudo incluso menos meu hotel!”

Posso estar sendo ingênua... mas para mim tudo incluso significa TUDO incluso!
A situação piora quando a gente sabe que na verdade eles vão pegar o dinheiro que você daria para o hotel, embolsar e dormir no carro!
O mais desgastante não é discutir pelo dinheiro! Independente da quantia, ao dividirmos pelo número de pessoas que estávamos sairia uma mixaria para cada um! Mas o fato de ter que discutir porque você sabe que está sendo enganado e pior, discutir sobre algo que você é contra tira toda a sua energia! Para mim é um crime deixar o cara que está nos levando para cima e para baixo dormir dentro do carro enquanto eu estou em hotel, ainda mais se isso vai me custar apenas alguns trocados! A situação fica muito desgastante, já que você perde completamente o parâmentro do certo ou errado.
Final das contas, roubo ou não, mais pobre é difícil ficar! A consciência também é dele e é melhor buscar a ignorância em certas horas do que querer consertar o mundo!
Tudo resolvido, todos de acordo em pagar o hotel para os taxistas... agora então é só ir para o hostel!!!

NÃO! Claro que não! Estamos na Índia!

Lá vem o Raejesh de novo reclamando... (e depois meus pais dizem que eu reclamo demais).
Segundo o Raejesh o hostel que nós reservamos era uns 20 km da cidade, que estava lotada e com um trânsito caótico e que ele, nosso salvador, conhecia um bom hostel ali pertinho.
Ok, ainda não possuo graduação nos golpes indianos... mas esse é o mais manjado de todos! Levar turista para hotel que você tem comissão é o primeiro capítulo de como enganar um turista.
E começa outra briga! Sim... porque aqui a sua vontade não é relevante! Você tem que gritar e espernear até que esteja claro que é para o seu hotel que você vai! Não adianta olhar para a cara do indivíduo e falar que você não dá a minima para a distância, ele vai reclamar! Alias, não adianta argumentar! Ele vai reclamar! Nessa hora, como diz minha sábia tia, você precisa “por o pinto na mesa e se impor”. Pinto posto seguimos para o hostel!
Miraculosamente fizemos os 20 km de distância no trânsito caótico em menos de 5 minutos!
O que aprendi com isso??? Nem aqui na Índia o amor supera a ganância! Não sei se meu dote não era o suficiente, mas depois desse golpe dei por encerrado meu romance com o Raejesh! 
Mas tudo isso foi só a primeira parte do sábado!
Ainda tínhamos que decidir o que fazer a noite, decidir quem iria nos levar, o que iríamos comer… Era tanta gente e tanto palpite que claro não saimos do lugar! Acabamos aproveitando o terraço do hostel, compramos algumas cervejas e passamos a noite gastando assunto!
Acontece que quando você junta 6 brasileiros (sim, porque mais um brasileiro apareceu do nada!) não há como não se divertir! Pobres franceses que não entendem a graça de dizer “o papagaio está no seu pescoço”: Le Perroquet est dans son cou (pronunciando com sotaque carioca: La piroquê esta son cú).
Dia seguinte mais trapalhadas! Mas no final das contas estamos na India! Isso faz parte do pacote que compramos! Ninguém vai mudar a cultura de ninguém em um final de semana, nem em um ano… E nessa viagem pude observar outros trainees que tentando “civilizar” os indianos e o quanto isso é irritante e bizarro! Ao mesmo tempo pude ver que quando você deixa de lado a barreira ocidental e tenta sair um pouquinho do seu grupo para viver a experiência local você só tem a ganhar!

Agradecimentos especiais a esse maluco (corinthiano, tinha que ser) que sabe muito bem aproveitar a vida!


Um pouco mais de Jaipur…

Brazucas!







5 comentários:

  1. Mari querida,
    Realmente essa viagem está sendo uma verdadeira aventura! Saudades com mtos bjs

    ResponderExcluir
  2. Mari, o que é aquela coisa roxa sentada no chão? Põe legenda nas fotos!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo... é uma menina (ou menino... o bigode não ajudou muito) pintado de shiva!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mari, ADORO teu blog!!
    Sempre fico rolando de rir!
    LINDA! É isso mesmo, sair da "zona de conforto"e vivenciar a experiência dos locais.... :D
    Ah, quero conhecer a Índia!
    LOV YA!

    ResponderExcluir
  5. E ai Mari tudo bem?.
    sou o filho da Sandra(manicure)lembra???
    Pelas fotos apesar da pobreza a India tem lugares lindos né.Certamente irei pegar algumas dicas com você depois que retornar para o Brasil.
    Minha viagem ao Chile tb foi sensacional, é um lugar imperdivel.
    Bom , boa sorte e se cuida.
    Bjs
    Renato

    ResponderExcluir