quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rishikesh


Final de semana passado foi feriado aqui na India (prometo explicar o motivo do feriado posteriormente). Mas o que importava para nós (estrangeiros) era um dia de folga e a oportunidade de viajar!
Com ajuda do meu vizinho polonês (que está na India há cerca de 4 anos), "organizamos" a viagem para Rishikesh, cidade sagrada aos pés do Himalaia. 

A ida...

Estávamos em 15 pessoas (grupo grande de novo...), quinta-feira a noite olhando para a estação de ônibus!

Estação de ônibus
Como eu disse anteriormente era feriado e, aparentemente, nós não fomos os únicos a ter a brilhante idéia de viajar. Para ser bem honesta isso não era mais que o esperado já que o feriado em questão (Diwali) é equivalente ao nosso natal sendo crucial passar as festas com a família!
O preço do ônibus para ir até Rishkesh (cerca de 250 km de distância) é de 250 rúpias, ou seja, algo em torno de R$ 10,00. E o conselho dado pelo Karol (nosso guia experiente) foi mais ou menos isso:

"O ônibus vai chegar e a gente não sabe muito bem aonde, mas vamos ter que correr para pular no ônibus. Não há como reservar assentos no ônibus então abram os braços para ajudar a dar espaço para os outros e tentem garantir seus lugares ou passarão cerca de 6 horas de pé"

Reparem que o ônibus não é só lotado dentro...
 Devido ao feriado a frequência dos ônibus estava menor (o que não faz sentido) e tudo estava tão lotado que jamais conseguiríamos colocar 15 pessoas em um mesmo ônibus sentadas ou de pé!
Karol e outro amigo (que está aqui há 2 anos) foram negociar um "ônibus" particular! O preço subiu para 700 rs (R$ 27,00) mas só de saber que eu teria um lugar garantido valia a diferença!
Bom.. a verdade era que só cabiam 13 pessoas no ônibus e nosso motorista estava completamente bêbado! 
Era rir para não chorar! E de fato foi uma situação muito engraçada já que ao começarmos reclamar do motorista, o "gerente" da famosa lotação veio checar a veracidade das informações! Sabe aquele teste clássico que a mãe da gente faz quando chega em casa derrubando as coisas e falando alto??? Então, o famoso bafômetro caseiro! Diferente da minha mãe, o "gerente" não estava apto para realizar o exame. Motivo: o moço também estava bêbado!
Com mais conversa e muita paciência conseguimos mudar de carro e de motorista! A viagem foi tranquila... o motorista só parou 182 duas vezes ... o que considerei muito responsável, já que o motivo das inúmeras paradas era que ele estava exausto! Os 250 km foram percorridos em aproximadamente 8 horas! Quase um recorde de velocidade!

Finalmente Rishikesh!

Chegamos na cidade e ainda tínhamos que andar até nosso acampamento! 
A estrada era estreita e cheia de curvas o que deixa tudo mais divertido para quem esta na caçamba do carro!!!!

Paula, Karol e Alirio

Eu e Chico

Nosso acampamento era do outro lado do Ganga (rio Ganges) e o único acesso é de "barco" mesmo!
O lugar é incrível!

Em direção ao acampamento

Nosso acampamento
Não demorou muito para todos pularem na água, extremamente fria diga-se de passagem!

Quase todo mundo dentro do Ganga
Até arrisquei andar de caiaque! 

Praticamente profissional

Após o almoço (delicioso, by the way!) resolvemos fazer "tracking", ou seja, subir uma das montanhas a nossa volta! O guia nos disse que era cerca de meia hora e blá blá blá blá... eu só ouvia "se fudeu"! 
Antes de falar do tracking é bom deixar claro o quanto eu odeio andar! Sim... eu odeio andar! Agora subir montanha então... Eu sou do tipo de pessoa que dorme na sala para não ter que subir a escada para o quarto! Subir montanha definitivamente não é minha definição de divertimento! Mas vamos lá... 
Puta que o pariu!!!!!
O maldito do guia levou a gente pra escalar a merda do K2! Aquela montanha não tinha fim nunca! Sem contar que não demorou para eu ficar "ligeiramente" afastada do resto do grupo! 
Mas não estava preocupada com isso! Cada um tem o seu ritmo! O meu era um pouco mais lento,  aproveitando a vista, realizando algumas paradas para impedir um derrame ou algo do gênero.

Corrado esperando eu e Anu voltar a vida
Eu super feliz com o exercício!
Enquanto eu tentava dar mais 5 passos antes de descansar mais um pouco, Corrado decide fumar....
Não consegui chegar no topo! Desisti quando o grupo começou a descer...
A noite todos bebiam em volta da fogueira e eu, como uma boa atleta, fui dormir cedo... sedada por dorflex!!! 
Dia seguinte fomos fazer rafting no Ganga, 27 km percorridos!

Rafting time
Claro que tivemos um intenso curso sobre segurança e etc:
"Ponham os salva-vidas, o capacete e segurem firme o remo! Caso vocês caiam na água não entre em pânico e não largue o remo!" 
Curso feito!
Não me lembro de ter me divertido tanto! 

Todos na água acompanhando a corrente do rio!
Passamos praticamente o dia inteiro remando, nos divertindo e vendo paisagens lindas!!!



A última noite passamos no vilarejo em Rishikesh mesmo! Infelizmente não conseguimos aproveitar a cidade já que decidimos pegar o onibus cedo! Mas com certeza vou voltar para passar uns dias conhecendo a cidade!


Rishikesh é conhecida pelos seus centros de yoga e meditação

Ponte para o vilarejo!
Cenário da rede globo??? 
Paula super "tranquila" com a presença do macaco!








9 comentários:

  1. adorei mari! happy diwali e aproveite =))

    ResponderExcluir
  2. aaahh nunca sei quando vc tá falando sério ou quando tá sendo irônica! Rs.
    Saudades, Mari!!
    Arrasa aí!

    ResponderExcluir
  3. que legal miss, um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha adorei o post!! principalmente a foto do bus com a galera em cima. Pelo menos eles foram sentadinhos, e com um ventinho no rosto à la L´Oreal.

    Aproveita mto Mari!!
    Beijos
    Roça

    ResponderExcluir
  5. Aff!!!!!!! Mari querida , fico pensando se é a minha filha que está passando por tdo esse perrengue que vc relata, de duas uma : pegaria o primeiro voo para ampara-la ou enfartava. Que DEUS lhe proteja ! E na medida do possivel,divirta-se. Saudades com bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lugar lindo..
    Esta ótimo seus post.
    Parabens

    ResponderExcluir
  7. Onibus não só lotado dentro não é algo só da India. Aqui em Moçambique brota gente pra tudo que é lado também. Principalmente quando tem caminhão carregando gente na caçamba.... Impressionante! Um feliz natal pra ti e que 2011 seja um ótimo ano ai na India. Beijão!!

    ResponderExcluir